Já alguma vez pensou ser possível ajudar uma criança antes de uma patologia clínica ser previamente detetada? Isso é possível através da psicopedagogia, uma área que conjuga eficazmente a psicologia e a pedagogia.
De forma simples trata-se de um campo multidisciplinar que aborda conhecimentos da antropologia e até mesmo da neurologia.
É importante frisar que embora possa ser uma terapêutica aplicada em adulto, a mesma tem um melhor resultado se for aplicada em jovens e adolescentes.
Isso porque a mesma tem como principais objetivos prevenir e corrigir precocemente dificuldades de aprendizagem que podem surgir durante o desenvolvimento infantil e juvenil. E, são estas dificuldades que em última instância impedem o bem-estar físico, psíquico e social dessa pessoa numa fase posterior da sua vida.
É importante perceber que um psicopedagogo faz mais do que olhar para as dificuldades. Trata-se de um trabalho terapêutico focado na aprendizagem e utiliza diversos tipos de recursos que facilitam a recuperação da capacidade de aprender de forma independente e prazerosa.
A psicopedagogia pode atuar de forma preventiva ou terapêutica.
Dizemos que é preventiva quando atua nos processos educativos com o objetivo de prevenir a frequência de problemas escolares.
Quando se trata de uma vertente terapêutica a mesma atua junto à pessoa com o intuito de perceber o que a impede de aprender, melhorando as relações com a aprendizagem e apropriação do conhecimento.
Algumas das áreas em que o psicopedagogo pode intervir são:
As principais vantagens da psicopedagogia são:
Na Saúde Veni Vidi Vici estamos prontos para ajudá-lo a enfrentar as barreiras das dificuldades de aprendizagem! Entre em contacto connosco.