Terapia Familiar

Terapia Familiar

Nenhuma família é perfeita. E, nem sempre é simples lidar com tudo o que se passa. E, nesse sentido, são cada vez mais as famílias que optam por fazer terapia familiar.

Esta é uma abordagem psicoterapêutica que conta com a participação dos filhos, pais, avós ou qualquer pessoa dentro do círculo familiar. A mesma baseia-se num diálogo entre as pessoas envolvidas e o terapeuta.

Tem como propósito construir e desenvolver uma conversa entre os membros familiares com o intuito de ajudar na resolução de problemas e desenvolver relações respeitosas e saudáveis. As conversas podem fazer sobressair as verdadeiras razões dos conflitos e as motivações para a insistência em comportamentos destrutivos.

Terapia Familiar: Quem deve recorrer a este serviço?

Deve-se recorrer a este tipo de terapia quando existem problemas sistemáticos no elo familiar, principalmente quando estes afetam psicologicamente um dos membros. Também podem ser discutidos:

  • Conflitos de gerações
  • Alcoolismo ou problemas com drogas
  • Discordância em relação à criação de filhos
  • Depressão

Os principais benefícios da terapia familiar são a promoção do autoconhecimento. Os envolvidos compreenderem a importância de perceber, respeitar e dialogar entre si. Isso irá também ajudá-los a melhorar a comunicação e relações interpessoais e a gerar maior compreensão de que os comportamentos são estabelecidos por padrões.

É importante referir que pode surgir a necessidade da participação de diversos membros da família. Nestes casos o objetivo passa essencialmente por estabelecer relações saudáveis e produtivas.

As sessões podem demorar entre 50 a 60 minutos e são conduzidas pelo terapeuta, mas este não interfere, não julga e não diz à família como resolver os problemas. Atua apenas como um mediador permitindo que todos possam expressar as suas dores e inquietações.

Caso considere que a terapia familiar pode ser uma boa forma para melhorar as relações com os seus membros familiares, fale connosco. Teremos todo o gosto em ajudar.